AUTOMAÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO | O Pós-Pandemia

Tempo de leitura: 6 minutos

automação de recrutamento e seleção - AUTOMAÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO | O Pós-Pandemia
Automação

Automação de recrutamento e seleção | O recrutamento virtual provavelmente permanecerá no local bem depois que os escritórios reabrirem, dizem as fontes.

Hoje, os recrutadores podem reduzir um grupo de candidatos para uma pequena lista antes de falar com eles. E algum dia, em breve, eles podem não precisar interagir com possíveis contratações.

A adoção da tecnologia de recrutamento está acelerando, pois os empregadores tiveram que tomar muitos processos virtuais. Embora o software e a automação tenham sido principalmente voltados para o topo do funil de recrutamento, os aplicativos continuam avançando em etapas mais complexas do processo de aquisição de talentos.

Algo que suspeitamos antes da pandemia é que as organizações não têm muitos dados necessários para tomar decisões adaptativas e avançadas no processo de recrutamento. Os empregadores querem automatizar isso mais por causa do alto volume, ou querem encontrar candidatos de melhor qualidade.

Ferramentas como avaliações virtuais, entrevistas em vídeo “sob demanda” e simulações de emprego estão progredindo nessa frente. Algumas organizações as implementaram depois que as ordens de isolamento entraram em vigor. Mas muitos outros já os estavam usando como uma maneira de ser mais acessível aos candidatos, e agora estão usando-os mais. A automação de recrutamento ganhará suporte durante essa expansão orientada por pandemia.

Essas soluções tecnológicas estão apoiando as etapas “pós-candidatura para contratar”. Fluxos de trabalho que combinam essas coisas podem impulsionar a automação da contratação, mas também a eficácia.

Chamadas de vídeo tradicionais podem fazer o trabalho, mas têm suas limitações e tomam muito tempo dos recrutadores. A promessa dessas soluções de entrevista e avaliação sob demanda é avaliar cada candidato de forma consistente com a precisão de um entrevistador especialista e ir além de um currículo. E este ir além do currículo depende fazer algo novo, algo como automação de recrutamento e seleção.

Podemos testar habilidades cognitivas usando avaliações baseadas em jogos [como] um desafio de memória, um quebra-cabeça ou reconhecimento de padrões. É possível testar uma variedade de atributos, então também temos a capacidade de entender e usar inteligência artificial para analisar as respostas que as pessoas estão dando às perguntas, as palavras que estão usando, a maneira como estão descrevendo suas experiências e como essas se relacionam com as qualidades que as empresas estão procurando.

Observa-se a falibilidade dos entrevistadores humanos, incluindo uma propensão para ancorar percepções sobre semelhanças que eles podem compartilhar com os candidatos. Impedir essa força de influenciar quais candidatos avançam também pode melhorar a equidade do processo.

Muito do trabalho que os recrutadores têm feito historicamente não foi realmente entrevistar pessoas. Ele estava tentando agendar as pessoas, fazendo acompanhamento de telefonemas, telas de telefone e coisas assim. Quando você pode automatizar muito desse processo, o recrutador pode realmente se concentrar em pessoas mais qualificadas para o cargo.
 

Necessidade impulsiona inovação

automação de recrutamento e seleção 2 - AUTOMAÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO | O Pós-Pandemia
Facilidades para ambas as partes

Eficiência, eficácia, equidade e experiência dos candidatos são os quatro objetivos que os empregadores devem mirar no processo de aquisição de talentos. Antes da pandemia, os candidatos mantinham vantagem em um mercado de trabalho que favorecesse os trabalhadores. Os empregadores estavam usando a tecnologia para se destacar em um mercado competitivo de recrutamento.

Com mais candidatos a emprego e mudanças na estratégia de força de trabalho para muitas empresas, os líderes empresariais estão se adaptando usando mais tecnologia e usando-a mais para baixo no funil de recrutamento.

O teste de emprego virtual normalmente consiste em algum tipo de visualização realista de trabalho. Você vai ter interação simulada do cliente.

Esse nível de interação bidirecional, incluindo uma simulação realista de trabalho para o candidato, beneficia ambas as partes, isto porque o empregador recebe dados sobre o potencial de aptidão e trabalho dos candidatos, e os candidatos têm uma visão realista das responsabilidades do trabalho.

Uma nova experiência do Candidato na automação de recrutamento e seleção

automação de recrutamento e seleção 3 - AUTOMAÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO | O Pós-Pandemia
Uma nova experiência de candidato

Embora algumas empresas possam estar prontas para implantar um processo de recrutamento totalmente virtual, nota-se que algumas tem que fazer um impulso na maturidade técnica. Sofrerão aumentos significativos no uso do cliente e no interesse de novos clientes em suas respectivas empresas.

Com as perspectivas futuras favorecendo o trabalho remoto ou pelo menos opções remotas flexíveis — e os benefícios para o candidato, como evitar o tempo e viajar para um escritório — alguma forma de entrevista e avaliação automatizadas e virtuais provavelmente permanecerá parte da pilha de tecnologia de recrutamento.

[A pandemia] vai mudar a maneira como contratamos para sempre. Então, fazendo uma entrevista ao vivo com tecnologia, você está usando tecnologia, mas você está apenas facilitando um cara a cara. Você está facilitando um passo intensivo de trabalho no processo. Não é que você não precise desse processo, mas que é realmente bom no final do seu processo. E essa automação de recrutamento e seleção fará a diferença pra quem adequá-la.

A conveniência para os candidatos se engajarem virtualmente e em seu próprio tempo pode ser profunda. Economizar tempo para viajar para um escritório e coordenar horários com um recrutador, especialmente se um candidato já está empregado, muitas vezes pode significar semanas de espera entre rodadas de entrevistas.

Em média, hoje, oitenta por cento das entrevistas ocorrem fora do horário normal de trabalho, 40% delas ocorrem em um dispositivo móvel. Então aqui você está entrevistando para um novo trabalho à noite em um fim de semana no seu telefone, e você tem acesso melhor porque a logística e o agendamento não estão no caminho.

Em última análise, a eficiência e a qualidade da contratação podem ser os principais caminhos que essas novas avaliações de recrutamento trazem. Mas o acesso também importa, e as soluções virtuais tornam a entrevista mais acessível a uma gama mais ampla de pessoas, o que também poderia apoiar os esforços de recrutamento de diversidade.

Estamos nessa transição realmente interessante onde o acesso aos talentos disponíveis é mais importante do que nunca, referindo-se à expansão do trabalho remoto. Estamos tentando tornar o mais fácil possível para os candidatos, para que você possa realizar cinco entrevistas esta tarde sem sair de casa. Isso é democratização do processo de uma nova forma.

Curta a RHPlan no Instagram: @rhplan

Tem alguma Dúvida, ou deseja fazer um Orçamento? Entre em CONTATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.