ESPAÇO DE TRABALHO 2020: 3 Coisas para SABER

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Espaço de Trabalho 2020

Espaço de Trabalho | Não é de surpreender que o ambiente de trabalho moderno esteja mudando. Nos últimos vinte anos, graças aos avanços da globalização e da tecnologia, não é como antes – com resultados positivos e negativos. 

Anteriormente, exploramos a ascensão do trabalho remoto e como as expectativas dos funcionários estão mudando, mas quais são as maiores tendências a serem conhecidas quando se trata do espaço de trabalho em geral?

Nossa pesquisa mais recente oferece os fatos que você deve saber.

1. É mais diversificado do que nunca

Isso pode parecer óbvio, mas vale a pena explorar o que essa tendência realmente significa e para onde ela está indo.

A globalização erradicou muitas das fronteiras invisíveis entre os países, conectando pessoas, comércio e informação. Em pouco tempo, isso levou ao local de trabalho global mais diversificado da história. 

Com isso, uma nova realidade da “corporação multinacional”, com maior diversidade e colaboração global, veio à tona.

Nossa própria pesquisa corrobora essa tendência: agora cerca de 1 em cada 3 profissionais globais se comunica regularmente com pessoas em vários fusos horários diferentes como parte de seu trabalho.

Além disso, 1 em cada 4 profissionais globais trabalha para empresas com uma base de clientes / clientes distribuídos internacionalmente.

17% também relatam que suas empresas têm uma força de trabalho distribuída internacionalmente e 26% afirmam ter uma base de clientes / clientes distribuídos internacionalmente. 

Esses números mostram como o espaço de trabalho continua a se mover além das fronteiras, levando a uma maior conectividade entre os mercados e apresentando novas oportunidades.

2. É mais flexível

Permitidas pelo aumento da tecnologia, empresas de todo o mundo estão cada vez mais permitindo – e às vezes incentivando ativamente – o trabalho remoto ou outros acordos flexíveis.

E por causa dessa evolução, o “clocking in” se tornou uma expressão figurativa.

Nossa pesquisa em profissionais do conhecimento indica que, em todos os setores, três quartos das pessoas relatam que os empregadores permitem um trabalho remoto até certo ponto. Para um quarto dos trabalhadores, trabalhar remotamente é amplamente aceito. 

E esses acordos não são mais o domínio de empregos com salários mais baixos, como telemarketing. Em vez disso, vemos que a tolerância para o trabalho remoto na verdade aumenta à medida que a antiguidade e o nível de conquista no local de trabalho aumentam: 

83% dos profissionais em cargos de gerência executiva têm permissão para trabalhar remotamente, enquanto 63% dos funcionários de escritórios em geral têm o mesmo benefício.

Além disso, a cultura flexível do local de trabalho parece ser a marca registrada das empresas menores e mais jovens. Entre as empresas que foram fundadas há menos de 11 anos, o trabalho remoto é geralmente aceito por mais de 80% e amplamente aceito por cerca de um terço. 

Taxas desse declínio entre empresas mais estabelecidas, significativamente entre as empresas que existem há vinte anos ou mais. 

3. É mais conectado

Enquanto o email mudou a face da comunicação no local de trabalho com a expansão da Internet, os aplicativos estão promovendo essa evolução em conjunto com a tecnologia moderna. 

Entre 2012 e 2019, o uso profissional de aplicativos comerciais ou relacionados ao trabalho dobrou globalmente. E compreensivelmente; os aplicativos enriqueceram a experiência de comunicação, permitindo que os funcionários utilizassem coisas como armazenamento em nuvem, sistemas massivos de transferência de arquivos, chatbots e integração de API em inúmeras plataformas e serviços.

Mas os efeitos do aumento da conectividade no trabalho são complexos e não totalmente positivos. Para a maioria dos usuários de aplicativos no local de trabalho, 30 minutos por dia são desperdiçados apenas alternando entre diferentes ferramentas. Dois em cada três trabalhadores perdem pelo menos 30 minutos por dia apenas alternando entre as ferramentas do local de trabalho.

Entre aqueles que usam ferramentas de colaboração várias vezes ao dia, 83% avaliam suas empresas altamente em produtividade.

Fundamentalmente, com o embaçamento das linhas entre o trabalho e o horário pessoal, os efeitos negativos sobre a saúde mental e a qualidade de vida estão se tornando evidentes. Manter a disponibilidade constante fora do horário de trabalho está associado a um maior risco de problemas de saúde física, ansiedade e um agravamento de nossos relacionamentos interpessoais. 

Adotar uma abordagem do trabalho das pessoas primeiro

Com todas essas grandes mudanças assumindo o local de trabalho moderno, há algumas conclusões claras a serem consideradas pelas empresas. Talvez o mais importante de tudo seja que, com aumentos dramáticos na conectividade e as implicações para a saúde que a acompanham, é imperativo manter as pessoas à frente da mente. 

A introdução de esquemas de trabalho flexíveis e o foco renovado na cultura podem fazer uma grande diferença, mas é fundamental garantir que os funcionários estejam alinhados com a visão da marca. Segundo nossa pesquisa, 11% dos funcionários dizem que não se sentem alinhados com a visão, os valores e os princípios operacionais da empresa. 

A lição é simples: ouça o que seus funcionários estão pedindo – você colherá as recompensas.

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2 Comentários


  1. Os tempos mudaram e acho que as empresas precisam pensar em meios de produtividade sem desgastar os funcionários. So têm a ganhar

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