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Em última análise, as empresas precisam ser produtivas e bem sucedidas, e a felicidade no trabalho é um meio para esse fim – porém o engajamento também não pode ser ignorado.
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Ter o equilíbrio certo de engajamento e felicidade no trabalho
Felicidade do empregado é um padrão muito elogiado – mas, apesar dos dizeres que “as pessoas felizes trabalham mais,” a questão de como cultivar uma força de trabalho feliz, especialmente quando os seus trabalhadores são diversos, pode ser mais difícil de responder do que fazer festas no escritório a cada semana.
Por um lado, a felicidade é subjetiva. Alguns podem encontrar a felicidade através das relações que eles formam, enquanto outros podem preferir a emoção de encontrar um desafio. Felicidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes. A tarefa para RH, então, pode ser criar muitos caminhos para a felicidade e orientar os funcionários a sua própria felicidade na carreira.
Embora cada funcionário tem a sua visão única sobre o que os faz feliz no trabalho, a Udemy’s 2019 Workplace Happiness Report revelou que 69% dos trabalhadores pesquisados chamam sua posição atual como “emprego dos sonhos”. Para a geração Y, a taxa foi de 84%.
Infelizmente para os empregadores, a felicidade é um estado emocional relativamente fugaz que pode ser difícil de perseguir. “As pessoas oscilam em seus níveis de felicidade dentro de curtos períodos de tempo, e é facilmente influenciado por diferentes fontes na vida de uma pessoa”. É por isso que as organizações se concentram no envolvimento com os funcionários. É influenciada por aspectos que estão dentro de seu controle.
O envolvimento dos funcionários é mais estável e tem sido mostrado e tem ligação a muitos resultados organizacionais, como volume de negócios, desempenho e satisfação do cliente. Em última análise, as empresas buscam ser produtivas e bem sucedidas, e funcionários envolvidos são um meio para esse fim.
Mas, para obter que o empregado compre a ideia, os empregadores têm de considerar os objetivos dos funcionários e felicidade; “É uma via de mão dupla”. A melhor maneira de promover um ambiente de trabalho feliz onde os funcionários se sentem comprometidos com o cumprimento das metas de negócios é atender às necessidades pessoais dos funcionários e compreender seus objetivos de carreira.
Construindo Conexões
Guillermo Willi, diretor de pessoas em Globant, acredita que as pessoas felizes mantém um negócio funcionando – e a felicidade do empregado vem de membros da equipe que estão animados e energizados em vir trabalhar e contribuir para suas equipes.
A felicidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes e, portanto, o foco deve ser em assegurar que os funcionários se sintam ligados e envolvidos dentro da organização, uma vez que é o que vai influenciar a sua lealdade e felicidade.
Estabelecendo Comunicação
Willi sugeriu proporcionar aos funcionários um veículo para compartilhar sucessos e fracassos. Ele acrescentou que os empregadores devem promover um ambiente que está enraizado na conexão, a visibilidade e empenho, todos os quais são cruciais para a moral dos funcionários e crescimento da empresa.
Os empregadores precisam entender o que os funcionários estão pensando, sentindo e fazendo, e então agir sobre esse feedback. Ao mesmo tempo, tendo em mente como essas ações vão ligar de volta para objetivos maiores da empresa.
A felicidade do empregado não está estagnada, tampouco os empregadores têm que manter isso em mente ao desenvolver iniciativas.
Ferramentas de escuta social podem ser um componente importante para medir o engajamento dos funcionários e o sentimento geral, afim de apoiar as iniciativas em evolução. Tecnologia que facilita a colaboração entre departamentos e comunicação podem ajudar as empresas a reunir insights sobre como os funcionários estão interagindo dentro de sua organização, bem como seus sentimentos.
Torcendo uns aos outros
Enquanto alguns querem um grande crescimento, outros procuram um tapinha rápido nas costas. O reconhecimento é outro componente-chave da felicidade do empregado. Reconhecimento por um trabalho bem feito, para ir acima e além, ou por ser a rocha sobre a qual todos dependem é outra peça do quebra-cabeça da felicidade.
Quer que se trate de um e-mail para toda a empresa ou mensagens anônimas em uma plataforma de feedback, dando aos funcionários a oportunidade de construir e compartilhar realizações contribuindo para manter e melhorar os níveis de felicidade dos funcionários.
Felicidade no Trabalho – Construindo uma Cultura
Medir a felicidade do empregado é possível quando organizações oferecem oportunidades contínuas para que os funcionários compartilhem feedback. Devendo ser orientado por uma cultura. Se a cultura é aquela que não incentiva seus funcionários a compartilhar comentários ou fornecer um meio para eles a fazê-lo, é difícil medir o quão conectados eles são para as suas equipes, e como eles estão comprometidos com o propósito da organização.
Uma cultura de feedback constante e sincero permite que os funcionários promovam ainda mais o crescimento e orientação.
A estrutura é necessária, como a cultura é a combinação de normas, regras e protocolos estabelecidos pela empresa para assegurar que as equipes tenham sucesso. Centrando-se no bem-estar, particularmente bem-estar emocional. Pode ser um valor da cultura de uma organização, que por sua vez pode incluir o fornecimento de recursos sociais para os funcionários.
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