Felicidade no trabalho: Como Equilibrar

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Em última análise, as empresas precisam ser produtivas e bem sucedidas, e a felicidade no trabalho é um meio para esse fim – porém o engajamento também não pode ser ignorado.

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Equilíbrio

Índice de Conteúdo

Ter o equilíbrio certo de engajamento e felicidade no trabalho

Felicidade do empregado é um padrão muito elogiado – mas, apesar dos dizeres que “as pessoas felizes trabalham mais,” a questão de como cultivar uma força de trabalho feliz, especialmente quando os seus trabalhadores são diversos, pode ser mais difícil de responder do que fazer festas no escritório a cada semana.

Por um lado, a felicidade é subjetiva. Alguns podem encontrar a felicidade através das relações que eles formam, enquanto outros podem preferir a emoção de encontrar um desafio. Felicidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes. A tarefa para RH, então, pode ser criar muitos caminhos para a felicidade e orientar os funcionários a sua própria felicidade na carreira.

Embora cada funcionário tem a sua visão única sobre o que os faz feliz no trabalho, a Udemy’s 2019 Workplace Happiness Report  revelou que 69% dos trabalhadores pesquisados chamam sua posição atual como “emprego dos sonhos”. Para a geração Y, a taxa foi de 84%. 

Infelizmente para os empregadores, a felicidade é um estado emocional relativamente fugaz que pode ser difícil de perseguir. “As pessoas oscilam em seus níveis de felicidade dentro de curtos períodos de tempo, e é facilmente influenciado por diferentes fontes na vida de uma pessoa”. É por isso que as organizações se concentram no envolvimento com os funcionários. É influenciada por aspectos que estão dentro de seu controle.

O envolvimento dos funcionários é mais estável e tem sido mostrado e tem ligação a muitos resultados organizacionais, como volume de negócios, desempenho e satisfação do cliente. Em última análise, as empresas buscam ser produtivas e bem sucedidas, e funcionários envolvidos são um meio para esse fim.

Mas, para obter que o empregado compre a ideia, os empregadores têm de considerar os objetivos dos funcionários e felicidade; “É uma via de mão dupla”. A melhor maneira de promover um ambiente de trabalho feliz onde os funcionários se sentem comprometidos com o cumprimento das metas de negócios é atender às necessidades pessoais dos funcionários e compreender seus objetivos de carreira.

Construindo Conexões

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União agrega

Guillermo Willi, diretor de pessoas em Globant, acredita que as pessoas felizes mantém um negócio funcionando – e a felicidade do empregado vem de membros da equipe que estão animados e energizados em vir trabalhar e contribuir para suas equipes.

A felicidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes e, portanto, o foco deve ser em assegurar que os funcionários se sintam ligados e envolvidos dentro da organização, uma vez que é o que vai influenciar a sua lealdade e felicidade.

Estabelecendo Comunicação

Willi sugeriu proporcionar aos funcionários um veículo para compartilhar sucessos e fracassos. Ele acrescentou que os empregadores devem promover um ambiente que está enraizado na conexão, a visibilidade e empenho, todos os quais são cruciais para a moral dos funcionários e crescimento da empresa.

Os empregadores precisam entender o que os funcionários estão pensando, sentindo e fazendo, e então agir sobre esse feedback. Ao mesmo tempo, tendo em mente como essas ações vão ligar de volta para objetivos maiores da empresa.

A felicidade do empregado não está estagnada, tampouco os empregadores têm que manter isso em mente ao desenvolver iniciativas.

Ferramentas de escuta social podem ser um componente importante para medir o engajamento dos funcionários e o sentimento geral, afim de apoiar as iniciativas em evolução. Tecnologia que facilita a colaboração entre departamentos e comunicação podem ajudar as empresas a reunir insights sobre como os funcionários estão interagindo dentro de sua organização, bem como seus sentimentos.

Torcendo uns aos outros

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Crie rotinas que mantenham as equipes motivadas

Enquanto alguns querem um grande crescimento, outros procuram um tapinha rápido nas costas. O reconhecimento é outro componente-chave da felicidade do empregado. Reconhecimento por um trabalho bem feito, para ir acima e além, ou por ser a rocha sobre a qual todos dependem é outra peça do quebra-cabeça da felicidade.

Quer que se trate de um e-mail para toda a empresa ou mensagens anônimas em uma plataforma de feedback, dando aos funcionários a oportunidade de construir e compartilhar realizações contribuindo para manter e melhorar os níveis de felicidade dos funcionários.

Felicidade no Trabalho – Construindo uma Cultura

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Faça a Diferença

Medir a felicidade do empregado é possível quando organizações oferecem oportunidades contínuas para que os funcionários compartilhem feedback. Devendo ser orientado por uma cultura. Se a cultura é aquela que não incentiva seus funcionários a compartilhar comentários ou fornecer um meio para eles a fazê-lo, é difícil medir o quão conectados eles são para as suas equipes, e como eles estão comprometidos com o propósito da organização.

Uma cultura de feedback constante e sincero permite que os funcionários promovam ainda mais o crescimento e orientação.

A estrutura é necessária, como a cultura é a combinação de normas, regras e protocolos estabelecidos pela empresa para assegurar que as equipes tenham sucesso. Centrando-se no bem-estar, particularmente bem-estar emocional. Pode ser um valor da cultura de uma organização, que por sua vez pode incluir o fornecimento de recursos sociais para os funcionários.

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